Prefeito encontra Unidades Básicas de Saúde quase vazia
Publicado em: 06/01/2017 ás 10:17:00 Autor: Ludimilla Sales Fonte: ASCOM e Pesquisa: Portal Agência Brasil EBC
A Constituição Federal Brasileira, por meio do artigo 196, visa que, “A Saúde é Direito de Todos”, mas, na prática esse fator primordial ao bem-estar de cada cidadão, muitas vezes, não é colocado em prática, seja por falta de recursos ou de medicação para melhorar a qualidade de vida da comunidade que necessita de tal serviço. A Secretária de Saúde Liliane Abreu relata sobre a situação das Unidades Básicas de Saúde e demais departamentos referentes à sua área de atuação. “Encontrei o estoque de remédios quase vazio e foi preciso solicitar ao Prefeito José Tavares um auxilio emergencial para repor os medicamentos básicos para suprir as necessidades do público”, declara (Secretária de Saúde). A Unidade Básica de Saúde I (Posto de Saúde Central) tem como responsável Lucineide Farias: Enfermeira e Coordenadora do PSF - I (Programa da Saúde Básica), os horários de funcionamento, a partir das 07hs00min às 11hs00min e das 13hs00min às 17hs00min. “O meu objetivo é realizar um bom trabalho, continuar dando assistência ao Grupo de Hiperdia (hipertensos e diabéticos) e também prosseguir as atividades com os idosos, enfim, atender toda a demanda”, frisa (Coordenadora do PSF I). E diz também, que no dia 23/01/2017 a 03/01/2017 a equipe de saúde terá a parceria com o Projeto Rondon que é coordenado pelo Ministério da Defesa. Enquanto na Unidade Básica de Saúde II (Posto de Saúde Jardim Aliança), tem como dirigente Helena Montello, Enfermeira e Coordenadora do PSF – II (Programa da Saúde Básica). É importante rememorar que, o atendimento é no período de 24 horas. ”A minha expectativa é desenvolver um bom trabalho, voltar ações como exames preventivos, visitas domiciliares, pré-natal com intuito de aperfeiçoar atuações às gestantes e além de tudo, pretendo desenvolver um bom trabalho, com uma equipe unida.” Lembrando que, a partir do dia 30 de janeiro, será realizado o “Dia do Combate à Hanseníase”. A Coordenadora conta que, será feito um levantamento antes da realização das visitas na Zona Rural, pois, em fevereiro, a equipe do PSF II fará atendimentos aos grupos prioritários rurais e terá o retorno das reuniões com os Hiperdias (hipertensos e diabéticos), enquanto em março voltará à semana dos projetos do PSE (Programa da Saúde na Escola). No final do ano anterior, 12 estados sofreram com a alta do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), incluindo o Tocantins. A indústria farmacêutica alcançou o índice de 1,2% sobre os preços. Vale também, advertir sobre o impacto na alíquota que ultrapassou de 17% para 18%, baseado nos dados da Interfarma que ainda menciona sobre a carga tributária brasileira que é a maior do mundo. Visando atender ao pedido das necessidades fundamentais de reposição de suplementos da saúde, o Prefeito José Tavares efetuou a compra de medicações que são indispensáveis ao atendimento de pacientes que necessitam de tratamentos fornecidos na unidade de saúde.